No mundo
corporativo, os profissionais são constantemente avaliados, seja pelos
chefes, seja pelos demais membros da equipe. A avaliação é 360°, ou seja,
está sendo observada desde a entrega e relevância do seu trabalho até a forma
como você se comporta no dia a dia da empresa.
Quando o assunto é comportamento, a lista de
posturas desagradáveis pode se estender por páginas e mais páginas. Aqui, no
entanto, listamos aquelas 10 atitudes que o profissional deve evitar ao
máximo, de acordo com as sugestões e conselhos do Diretor da Bazz Estratégia
e Operação de RH, Celso Bazzola.
Veja 10 comportamentos mais desagradáveis no
mundo corporativo
1 - Concorrência de mercado
desleal – o
primeiro comportamento altamente desagradável no mundo corporativo é a
tentativa de autopromoção por meio mecanismos injustos. Exemplo dessa postura
é se aproveitar de uma amizade interna com um gestor para que suas ideias
tenham prioridade em algum projeto. Utilizar sua equipe como ferramenta de
autopromoção também é visto como uma atitude antiprofissional e facilmente
identificável.
2 - Recusa em aceitar desafios
- as
empresas são dinâmicas, o mercado exige pessoas competentes, interessadas e
voltadas para resultados. Nesse sentido, desafios serão constantemente
propostos e não aceitá-los é confirmar que você não tem interesse no sucesso
da empresa.
Bazzola lembra que o pensamento ‘eu não fui
contratado e não ganho para isso’ nem sempre é válido. Fazer parte de um
projeto novo, mesmo que tenha de trabalhar mais, sem que haja inicialmente um
retorno financeiro, pode trazer muitas outras recompensas, sobretudo no que
diz respeito ao aprendizado e à experiência.
3 - Denegrir colegas de
trabalho – ponto inquestionável, quando o assunto é
comportamento desagradável no mundo corporativo. Falar mal de colegas de
trabalho tem implicações tão profundas que pode até motivar acusações de
assédio moral.
Denegrir a imagem de outros colaboradores mostra
imaturidade e comportamento antiprofissinal, comenta Bazzola.
4 – Individualismo – existem
dois tipos de individualistas: aqueles que são assim, pois têm problemas em
dividir tarefas, ou seja, não desenvolveram tal competência, e aqueles que
adotam esse tipo de postura para 'se mostrar', anunciando em todas as
oportunidades que ele é o "faz tudo", que só ele tem capacidade etc.
No primeiro caso, a solução é simples:
desenvolva a habilidade de trabalhar em equipe. No segundo caso, é preciso
que o profissional entenda que a empresa está voltada para resultados e não
para os empregados. Ou seja, é preciso que haja velocidade e o individualista
sempre pode travar os processos, então, por mais que você seja capaz de fazer
tudo, sua individualidade em excesso vai sempre ser um ponto negativo.
5 - Falta de humildade – o
problema da falta de humildade dentro de uma equipe é que esse tipo de
atitude geralmente cria conflitos e causa desmotivação.
6 - Ser intolerante e
inflexível – esse comportamento mostra que você não sabe
receber críticas. De acordo com Bazzola, “profissionais intolerantes sabem
que estão errados, mas mesmo assim não estão dispostos a mudar”. Lembre-se de
que esse não é o tipo de profissional que as empresas querem.
7 - Não assumir suas falhas
- quando
um problema ocorre e um projeto, por exemplo, não sai conforme o esperado,
todos sabem exatamente onde foi o problema. Tendo isso em mente, não assumir
suas falhas, pensando em não abalar sua imagem, não vai ajudar em nada.
A atitude profissional nesse caso é assumir as
falhas e sugerir formas de reverter os danos, assim, o colaborador mostra que
está aberto.
8 - Expor assuntos
confidenciais da empresa – mal intencionado ou simplesmente por falar
demais, expor assuntos confidenciais sempre pode colocar o profissional em
uma péssima situação dentro da empresa.
Se a estratégia for adotar esse tipo de
comportamento para conseguir um espaço ou uma oportunidade no concorrente,
saiba que a própria empresa interessada em suas informações não vai avaliá-lo
como um profissional.
9 - Não valorizar contribuições
de colegas - muitos profissionais simplesmente
desconsideram a opinião e as ideias dos demais colegas. Isso novamente gera
desmotivação, justamente o que as empresas não querem. Mesmo que uma sugestão
exposta não seja do seu agrado, há formas e formas de expressar sua opinião.
Portanto, tenha sempre cuidado ao falar e, antes de rejeitar algo, mostre que
teve a preocupação de analisar a ideia.
10 - Não ter pontualidade na
entrega de compromissos – as empresas contam com seus profissionais e
com a entrega dos seus trabalhos. Atrasar-se para uma reunião ou deixar de
entregar trabalhos, cuja entrega você já havia confirmado, mostra claro
descaso com suas obrigações e também pode dar sinais de incompetência.
Fonte: Administradores
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